fbpx
Skip to main content

Geometria Sagrada

 
O poder do Eu Superior na Geometria Sagrada

Você já ouviu falar de que tudo é energia? Essa máxima não se refere somente as Ciências Exatas, mas em nossas vidas e na manutenção do planeta. Com o uso da Geometria Sagrada podemos responder várias questões universais, coletivas e pessoais. Os padrões geométricos estão ao nosso redor, na natureza, nos animais, nas flores, frutos, e dentro de nós. Tudo se conecta…

A frequência e a vibração são essenciais para a existência humana e dão o equilíbrio ao universo. Quando mudamos nossos pensamentos e sentimentos melhoramos a nossa saúde física, emocional e espiritual.

O que é a Geometria Sagrada?

É um ramo da Matemática que estuda as formas geométricas. Os antigos arquitetos e construtores conheciam as proporções naturais e construíam os templos usando a Geometria Sagrada. Um exemplo são as pirâmides do Egito e os templos na Grécia Antiga.

As formas Geométricas Sagradas

– Círculo é um símbolo universal da perfeição e eternidade, estando perto de Deus.

– Triângulo representa a trindade dos deuses para as culturas cristã, hindu, egípcia e babilônica.

– Mandala é um círculo que simboliza o universo, sendo muito utilizada para orientar pensamentos.

O início – Flor da Vida

É considerado o principal elemento da Geometria Sagrada. Suas representações foram encontradas no Templo de Osíris, no Egito antigo. A Flor da Vida simboliza o ciclo da criação.

Temos ainda, os cinco Sólidos Platônicos. Considerados a matriz de todas as formas do Universo, eles são formas geométricas tridimensionais que possuem todas as arestas e todas as faces iguais. Se forem inseridos em uma esfera, todos os seus vértices tocarão a superfície da esfera. Eles receberam este nome, pois foi o filósofo Platão quem definiu suas características e os identificou.  

Cada um dos sólidos platônicos está associado a um dos elementos da alquimia clássica:

– Fogo

– Terra

– Água

– Ar

– Éter

Confira as funções e os benefícios dos Sólidos Platônicos: 

TETRAEDRO

Elemento Fogo – pontiagudo e afiado como o calor do fogo. Traz uma energia yang, quente. O tetraedro está ligado ao nosso desenvolvimento espiritual e nos ajuda a alcançar o amor incondicional. Ele nos ajuda a agir. Devemos usar o tetraedro quando estamos fracos, desanimados, quando sentimos muito frio ou nos resfriamos com facilidade. Não devemos usá-lo quando estamos com raiva ou irritados.

 

HEXAEDRO

Elemento Terra – sempre firme sob nossos pés. Traz uma energia suave e estável. Nosso conhecido cubo, o tetraedro está ligado ao servir e à doação, como a Mãe Terra que nos doa todas as suas riquezas sem reservas. Ele nos ensina como agir a serviço do bem estar do planeta. Devemos usar o hexaedro quando precisamos de estabilidade, ou quando estamos muito dispersos e desligados da realidade que nos rodeia. Não devemos usá-lo quando temos tendência a engordar, ou em nossa casa quando há muita coisa acumulada precisando ser doada ou descartada.

 

OCTAEDRO

Elemento Ar – seus minúsculos componentes são tão suaves que quase não podem ser sentidos. O octaedro está ligado ao desenvolvimento mental. Ele nos ajuda a compreender a realidade do ser e as leis do universo. Devemos usar o octaedro quando precisamos melhorar nossa memória e nosso raciocínio, ou quando buscamos algo que dê sentido à vida. Não devemos usá-lo quando já somos demasiadamente racionais, e temos dificuldade para aceitar os sentimentos e as intuições.

 

DODECAEDRO

Elemento Éter – ligação com o cosmo representa o suposto vazio que permeia os astros celestes. O dodecaedro está ligado ao despertar de nossa consciência. Atuando tanto no plano pessoal quanto no coletivo, alcançamos o plano de nossa consciência cósmica. Devemos usar o dodecaedro quando queremos fazer a conexão entre o plano material e o espiritual, quando queremos dar às nossas atividades cotidianas um sentido mais elevado. Não devemos usá-lo quando temos dificuldade em aceitar e nos adaptar à realidade da vida material.

 

ICOSAEDRO

Elemento Água – este sólido rola e escorrega de nossas mãos. Traz fluidez. O icosaedro está ligado ao equilíbrio energético, tanto pessoal quanto entre as pessoas e os ambientes. Por meio da limpeza e da purificação, nos tornamos capazes de canalizar as energias cósmicas em nosso benefício. Devemos usar o icosaedro quando sentimos as energias estagnadas e pesadas, seja em nós ou em nossa casa. Quando nossa vida está parada e nada flui como esperado. Não devemos usá-lo quando nos sentimos desvitalizados ou inseguros, ou quando nossa vida apresenta muita instabilidade, com alternância de altos e baixos.

Podemos usar os benefícios dos Sólidos Platônicos na preparação de elixires para o nosso uso pessoal, borrifar no ambiente de casa ou trabalho, em meditações com os cristais em formato de Sólidos Platônicos. Ou até mesmo usar as imagens em quadro e molduras em nosso lar.